quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

colmeia da abelha irai

Um comentário:

  1. umas de minhas colmeias de abelha sem ferrao,que é abelha irai, nota se potes de mel ,bastante sera e polem coletados do proprio jardim e redondezas.Uma abelha docil que nao precisa de tratamento nenhum e visita muitas flores de diferentes espcies.Veja mais sobre a espcie:Nannotrigona testaceicornis testaceicornis (Lepeletier) e Nannotrigona testaceicornis punctata (Smith).
    Esta abelha é uma espécie de meliponíneo bastante comum, no Brasil é conhecida por diversos nomes, Irai, Camuengo, Mombuquinha, Jataí Preto, o nome mais usado é Iraí, que quer dizer abelha pequena, se estabelece onde quer que se encontre ocos, em arvores, moirões de cerca, paredões de pedra, é muito comum nas cidades. Vive do norte Paraná ao México, a forma punctata ocorre no Maranhão e mais acima.
    A entrada é um tubo geralmente curto feito com cerume pardo ou escuro, esta espécie não produz cera branca ou clara, o tubo é fechado à noite, os potes são pequenos medindo cerca 1,5cm de altura, os favos de cria são quase sempre helicoidais, mas as vezes também existem favos horizontais, faz células reais, o invólucro que protege os favos de cria é bastante desenvolvido. Essa espécie pode ser distinguida dos outros meliponíneos por apresentar na periferia dos ninhos, muitas lamelas ou membranas de cerume espesso, escuro, endurecido e quebradiço, contendo provavelmente muito própolis, essas membranas formam túneis e passagens usados pelas abelhas, outra caracteristica dessa espécie é que raramente utiliza o oco inteiro, quase sempre uma parte da cavidade é isolada da zona ocupada, por meio de um batume de cerume, a principio esse batume é fino, mas com o tempo ele vai sendo engrossado , tornando-se duro. Essa abelha não possue grandes depósitos de própolis, embora utilize essa substância nos seus trabalhos, no batume e na calafetação usa o própolis e cerume, esse material é menos viscoso que o das outras espécies.

    ResponderExcluir